Vinhos e castas originárias – Quinta dos Castelares
Desde que Jesus transformou água em vinho, não parámos de acrescentar ao seu feito a produção de vinhos icónicos, com origem nas melhores vinhas e castas com as características do Douro Superior.Neste artigo, damos-lhe a conhecer alguns dos nossos vinhos e as respetivas castas freixenistas originárias, todos eles disponíveis na nossa loja online.
Manuel Caldeira
Com castas Códega do Larinho, Rabigato e Gouveio, o vinho branco produzido foi exclusivamente distribuído por 2333 garrafas. O seu estágio deu-se em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3). Comprove o seu aroma intenso e complexo a frutos brancos, equilibrado pelo estágio em barrica e com um toque mineral. A sua harmonização dá-se com peixe assado no forno, bacalhau, carnes brancas e queijos de pasta mole.
Grande Reserva Tinto
Este vinho provém de castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, com um estágio de 18 meses em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3). O final desta produção traduz-se num vinho tinto encorpado, complexo, de aroma concentrado e elegante. Experimente harmonizar este vinho com carnes assadas, caça ou queijos intenso.
Reserva Tinto
Com castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, este vinho tinto estagia 12 meses em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3). Este estágio equilibra o resultante aroma intenso e complexo a frutos pretos maduros. Faça a harmonização deste vinho tinto com carnes e queijos intensos.
Superior Tinto
Este vinho tinto origina de castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Sousão, Tinta Francisca e Tinto Cão. Tem um estágio de 6 meses em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3), que equilibra o aroma complexo a frutos vermelhos maduros. Harmonize este vinho com carnes vermelhas, assados e queijos.
Moscatel Galego
Proveniente de castas Moscatel Galego, este vinho branco permanece em aço inoxidável até ao engarrafamento. Apresenta um aroma intenso e complexo de frutas brancas, com notas minerais. A harmonização perfeita deste vinho dá-se com peixe assado.
Códega do Larinho
Este vinho origina de castas Códega do Larinho, repousando em aço inoxidável até ao engarrafamento. A complexidade deste vinho branco reflete-se no equilíbrio entre aromas cítricos e florais, com notas minerais e de louro. Delicie-se com a harmonização deste vinho branco com peixe, nomeadamente, bacalhau.
Colheita Tinto
Este vinho tinto provém de castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, estagiando em aço inoxidável até ao seu engarrafamento. Trata-se de um vinho complexo e elegante, com aroma de frutos silvestres maduros, notas de esteva e especiarias, denotando ainda discretas notas florais. Harmonize este vinho tinto com carnes vermelhas, assados, enchidos, caça e queijos intensos.
Fronteira Reserva Tinto
Com castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, este vinho estagia ainda em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3). Prove neste vinho o equilíbrio entre a intensidade aromática dos frutos vermelhos maduros e a elegância do estágio em barricas de carvalho Francês e Americano. Experimente harmonizar este vinho com pratos mais intensos, como estufados de carne ou assados de carne de porco ou vaca.
Fronteira Reserva Branco
Este vinho é originário de castas Códega do Larinho, Rabigato, Gouveia e Viosinho, tendo o seu estágio em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3). Com um aroma intenso e complexo, equilibrado pelo estágio em barricas de carvalho, denota-se ainda um toque mineral. Harmonize este vinho branco com peixe assado no forno, bacalhau, carnes brancas e queijos de pasta mole.
Fronteira Colheita Tinto
Este vinho provém de castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, repousando em aço inoxidável até ao enchimento final. O seu aroma a frutos silvestres com notas de esteva e especiarias é harmonizado plenamente com pratos de carne grelhados ou assados.
Espumante Pinot Noir
Este espumante deriva de castas Pinot Noir, o qual, após a segunda fermentação em garrafa através do método clássico, estagia cerca de 12 meses na cave da Quinta dos Castelares, a uma temperatura constante de 15 graus e uma humidade de 75%. Este espumante apresenta uma bolha fina e persistente, com boa mousse e acidez vibrante, sendo excelente como aperitivo, harmonizando plenamente com peixe grelhado.
Espumante Códega do Larinho
Com castas autóctones Códega do Larinho, este espumante estagia 12 meses na cave da Quinta dos Castelares, a uma temperatura constante de 15 graus e uma humidade de 75%. Contém uma bolha delicada e persistente, com aromas frescos e minerais, denotando-se ainda notas de pão torrado e uma acidez vibrante. Aproveite a harmonização curiosa com pratos fortes e peixes gordo.
Interessado em saber mais sobre os nossos vinhos?
Não hesite em contactar-nos:
geral@castelares.com
Telefone: + 351 279 653 392
Fax: + 351 279 653 075