É no final de agosto que se começa a sentir o cheiro das uvas prontas a serem colhidas e onde se reúnem todos aqueles que mantêm a tradição de vindimar. O Douro é um local clássico para assistir a esta prática fundamental para a produção de vinho. Para além de ser onde se produzem os melhores vinhos de Portugal, a região duriense é uma das vitivinícolas mais antigas do mundo.
As vindimas são até hoje um símbolo da cultura portuguesa, embora tenham sido transformados vários métodos, ainda é de tesoura na mão e de cesto nos pés que vários produtores festejam esta tradição que irá dar origem ao seu famoso nectár. A Quinta dos Castelares é um dos exemplos onde o trabalho árduo e o convívio de gerações ainda está presente nesta altura do ano, em pleno coração do Douro superior, são cerca de 140 hectares de colheita em que a sua qualidade influência diretamente no terroir do vinho. O estilo de vinho e a sua capacidade de amadurecer não só depende das condições da natureza, solo ou exposição solar, como das práticas culturais. Os vinhos da Quinta dos Castelares possuem o terroir único, influenciado pelo ambiente físico e geográfico em que se insere, assim como pelos seus métodos tradicionais, seja a colheita e pisa manual das uvas ou a fermentação em lagares de granito.
A arte de vindimar, preservada há séculos, mostra-nos a essência do processo por detrás de um copo de vinho, desde o campo à adega. É esta a tradição, que de sorriso no rosto e de ambiente festivo dá origem aos nossos vinhos.
Visite o nosso site e desfrute dos sabores mais refrescantes que temos para lhe oferecer em https://www.castelares.com/vinhos/
Quinta dos Castelares | Há um novo Douro por descobrir