No mundo dos vinhos são muitas as curiosidades e, para quem não está por dentro deste mundo, pode passar despercebido.

Hoje vamos abordar três curiosidades, que para muitas pessoas podem nem saber.

1 – Vinho branco pode ser feito com uvas tintas
Por muito estranho que pareça, existem vinhos brancos que podem ser feitos a partir de uvas tintas. É através da película exterior que o vinho ganha tonalidade, pois a polpa de qualquer uva, seja ela branca ou tinta, é incolor. Sendo assim, é por essa razão que é possível realizar vinho branco com uvas tintas, o passo a ter em atenção é que antes do vinho entrar no processo de fermentação, é necessário retirar as cascas para que não passem a pigmentação.
Um exemplo de vinhos brancos feitos a partir de uvas tintas possuem a indicação de “blanc noir”.

2 – Origem da expressão “saúde” advém desde a Grécia Antiga
Dizem que a origem da expressão vem desde a época da Grécia Antiga. Na altura, para demonstrar aos convidados que o vinho não estava envenenado, o anfitrião tomava o primeiro gole antes e, de seguida, erguia a taça e exclamava a expressão “Saúde”, demonstrando que a bebida oferecida não estava envenenada.

3 – Espumante ou Champanhe?
Esta é uma dúvida recorrente, mas que a resposta tira as dúvidas todas que possam existir. A denominação difere de onde ocorre a produção. Ou seja, tendo em conta a lei de Dominação de Origem Protegida (DOP) na Europa, os espumantes são todos os vinhos que são produzidos fora da região de Champagne, na França.
Agora não se deixe enganar, já sabe que quando comprar um espumante ou champanhe preste atenção ao rótulo e à sua origem de produção.

Agora que ficou a saber mais sobre este mundo maravilhoso que é o mundo dos vinhos, aproveite a conheça os nossos aqui.