O melhor momento para uma garrafa de vinho é na hora da sua abertura, pois é quando a bebida começa o seu contacto com o oxigénio.
Este é o momento que garante a libertação do seu aroma e a intensificação do seu sabor e as suas principais características.
Contudo, abrir uma garrafa de vinho também pode ser visto como o início do seu processo de deterioração, mesmo para os vinhos de qualidade, visto que o oxigénio é também o grande vilão do sabor e do aroma da bebida em longo prazo.
Por isso, se não conseguir acabar uma garrafa de vinho, é preciso pensar em alternativas para mantê-lo longe do oxigénio, para tentar conservá-lo.
Apresentamos-lhe algumas ideias que podem ajudar a conservar um vinho depois de aberto.
O uso da mesma rolha para fechar a garrafa é uma das maneiras mais práticas e imediatas de tentar aumentar o tempo de validade do vinho. Este método é o menos eficiente a longo prazo, mas é suficiente para quem quer deixar o resto da garrafa para consumir depois.
Outra boa e económica ideia para conservar um vinho depois de aberto é transferir o líquido da sua garrafa original para uma mais pequena. Como o recipiente é menor, o vinho que foi transferido terá menos contacto com o oxigênio após o fechamento da garrafa. Este método permite a conservação do vinho por cerca de três dias, com pequenas alterações de seu sabor e aroma.
Se estiver à procura de alternativas mais sofisticadas para conservar o vinho utilize produtos próprios para isso. Existe um spray que pode ser aplicado no vinho no momento antes do seu fechamento, para minimizar o contacto da bebida com o oxigénio. Este gás é feito de um composto químico que ocupa o espaço do oxigênio na garrafa, e evita a oxidação do vinho.
Outras dicas gerais para aumentar a validade dos seus vinhos abertos, podem e devem ser praticadas no dia a dia:
– Deixe sempre o vinho aberto na vertical, para minimizar o contacto de toda a superfície da bebida com o oxigénio;
– Não deixe o vinho sofrer mudanças de temperatura;
Conserve os seus vinhos da melhor maneira depois de abrir as garrafas. Siga estas dicas e prometemos que terá bons resultados, e não vai deixar de apreciar o vinho.
Consulte o nosso site: https://www.castelares.com/
Quinta dos Castelares | Há um novo Douro por descobrir