Sabe identificar quais os mitos e verdades sobre vinhos?
São muitos os mitos que circulam neste mundo dos vinhos e, para quem não tem muito conhecimento acerca dele, é fácil que se deixe levar por essas informações.
Como gostamos que os nossos seguidores estejam bem informados, hoje iremos abordar os seguintes mitos e verdades.
No artigo de hoje tiramos as dúvidas e vamos-lhe dizer quais são os mitos e quais são as verdades.
Vamos então esclarecer:
– Vinho branco combina com peixe e tinto com carne – Mito
Apesar de vinhos brancos serem a eleição de muitos para acompanhar um prato de peixe, saiba que também existem vinhos tintos que podem ser uma boa opção de conjugação com este tipo de gastronomia? É tudo uma questão de harmonização.
– Posso guardar o vinho depois de aberto – Verdade
Apesar de existir a indicação de que o vinho tem de ser consumido num curto espaço de tempo, pois, após a sua abertura, começa a perder as suas propriedades. A verdade é que existem alguns tipos de vinho que podem ser conservados por um longo período, mesmo após a sua abertura. No entanto, aconselhamos que não deixe passar demasiado tempo.
– “Quanto mais velho, melhor o vinho!” – Mito
Nem sempre. A maioria dos vinhos que compra, em supermercado, são produzidos para consumo num período máximo de 8 anos, uma vez que não são produzidos para serem envelhecidos. Por norma, os vinhos que necessitam de envelhecer são mais raros e caros.
– O vinho pode “morrer”? – Verdade
Sim e deve-se por entrar em contacto com o oxigénio. Após a abertura da garrafa, este tem de ser consumido o mais rapidamente. Ficar muito tempo em contacto com o ar pode ficar com sabor a vinagre. Mas não deite fora, pode utilizá-lo para cozinhar.
Agora que já sabe, aventure-se no mundo dos vinhos. Harmonize as suas refeições com qualquer tipo de prato, consuma o vinho nos prazos indicados e caso se distraia, não deite fora e reaproveite-o nos seus cozinhados.