O mês de setembro marca a época da colheita das uvas. A vindima, que data da antiguidade clássica, define-se como uma atividade de convívio e de festa nas vinhas.
Com tesouras na mão e com cestos aos pés, a colheita das uvas ainda mantém traços do antigamente, apesar da evolução dos tempos.
A colheita das uvas inicia-se ainda de madrugada num processo de cor e de festa. Homens e mulheres dirigem-se às vinhas para vindimar os cachos que depois são transportados para as adegas onde são esmagadas. Do esmagamento das uvas resulta o néctar dos deuses.
Num processo de evolução, há ainda quem mantenha o processo tradicional de esmagamento das uvas. Familiares e amigos esmagam os cachos das uvas com os pés, uma tradição que de ano para ano atrai cada vez mais visitantes.
Do norte ao sul do país, todos os anos setembro e outubro são meses de festa nas tradicionais vinhas. Depois resta esperar pelo S. Martinho, em novembro, para provar o que de bom nas vinhas se fez.
As várias vinhas que compõem a Quinta dos Castelares, totalizam 140 hectares para vindimar em pleno coração do Douro Superior.
Quinta dos Castelares | Há um novo Douro por descobrir