Colheita Tinto
Vinho Tinto com carácter freixenista do Douro Superior. Vinho quente com bom volume de boca muito elegante e gastronómico
ESTÁGIO
Em aço inox até ao enchimento.
FICHA TÉNICA
Colheita 2023
Denominação DOC Douro
Castas Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional
Álcool 14,5%
pH 3,8
Acidez total 4,9 g/dm3
Açúcares totais 2.91 g/dm3
Enologia Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira
*Contêm Sulfitos
€6.99 /750ml
HISTÓRIA
Origem
As uvas que deram resultado a este vinho resultam da combinação entre as vinhas em patamares junto ao rio com as vinhas altas da Quinta dos Castelares, localizada em Freixo de Espada à Cinta, no Douro Superior, a uma altitude entre 500-600 metros.
Os solos são de xisto com elevada pedregosidade. A vinha está implantada em patamares de duplo bardo e vinha ao alto. Orientação dominante: Norte-Nascente.
PROCESSO
Vinificação
Vindima manual. Recepção com desengace total e esmagamento de imediato, as uvas são fermentadas por castas de modo a se conseguir fazer uma rigorosa selecção que vai depois dar origem ao “blend”.
A fermentação é feita em cubas inox de pequena capacidade, com temperaturas em torno dos 24ºC. Macerações suaves e controladas de modo a obter vinhos elegantes e aromáticos.
HARMONIZAÇÃO
Gastronomia
Experimente-o com carnes vermelhas, assados, enchidos, caça e queijos intensos.
NOTAS
Prova
É um vinho quente, com o carácter freixenista do douro Superior. Aroma de frutos silvestres maduros, com notas de esteva e especiarias e discretas notas florais.
Muito complexo e elegante, com taninos finos e suaves e bom volume de boca, que o torna muito gastronómico.